NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#AssistênciaSocial Há 37 dia(s)

Atenção para data de receber o "Cartão Ceará Sem Fome"

Esperamos todos os beneficiários no dia 22 de fevereiro, quinta-feira, a partir das 8h da [...]

#Mobilidade Há 119 dia(s)

Audiência Pública

Plano de Mobilidade Urbana de Pereiro

#Administração Há 140 dia(s)

Mais uma pesquisa atesta Pereiro como eficiente em Índice de Gestão Pública

O Índice Firjan de Gestão Fiscal aponta o município entre os 20 com melhores resultados

#EDUCAÇÃO Há 141 dia(s)

Venha garantir vaga para nossas crianças e adolescentes em Pereiro

Matrículas referentes ao ano letivo 2024

#Obra Há 144 dia(s)

Obras em Pereiro contemplam todas as regiões

Essa imagem mostra a construção da Areninha do Distrito de Crioulas

#Administração Há 144 dia(s)

Pereiro aparece entre os 20 municípios exemplos de Gestão Pública na avaliação do IPECE

Isso significa que a atual administração municipal vem realizando ações importantes de planejamento, execução de serviços e compromisso com a transparência

#AssistênciaSocial Há 168 dia(s)

Pereiro festeja o dia das crianças com muita magia, brincadeiras e entregas de presentes e guloseimas

Mais de 1.500 meninos e meninas participaram deste grande dia

#transporte Há 176 dia(s)

Atenção, pereirenses.

Vamos participar da construção do Plano Diretor

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito