NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MAR?O DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 4 dia(s)

Pereirenses de sorriso novo e saudável através do Programa Brasil Sorridente

A saúde bucal tem um papel essencial no funcionamento do organismo e precisa de tanta atenção quanto qualquer outra parte do corpo.

#MeioAmbiente Há 4 dia(s)

Nova Lei de Licenciamento Ambiental facilita a vida dos pequenos produtores de Pereiro

Toda e qualquer atividade ou empreendimento que utiliza recursos naturais precisa do licenciamento ambiental.

#Educação Há 7 dia(s)

Criança de Pereiro faz desenho incentivando doação de sangue e ganha concurso

O garoto desenhou um homem sentado em uma cadeira do Hemoce, sorrindo, doando sangue. Ele recebeu, como premiação, um certificado e um fone gamer.

#Esporte Há 10 dia(s)

Prefeitura garante apoio ao Campeonato de Futebol de Campo

O tradicional torneio começa no próximo dia 02 de julho e segue até o mês de setembro.

#Obra Há 18 dia(s)

Prefeitura requalifica a pavimentação de ruas da cidade

Cinco ruas de Pereiro passam por melhorias, além do Distrito de Crioulas

#Saúde Há 19 dia(s)

Pereiro se destaca entre os municípios do Ceará no Previne Brasil

O Indicador mede o desempenho e a qualidade da Atenção Primária por todo o país

#Educação Há 26 dia(s)

Alunos da Rede Pública de Pereiro recebem material e fardamento escolar completo

Essa é uma forma de estimular os estudantes a continuarem os estudos

#AssistênciaSocial Há 108 dia(s)

Entrega do Vale Gás do Governo do Estado - Lote 2022.1

A Secretaria de Assistência Social estará realizando a entrega do Programa Vale Gás - Social, programa mantido pelo Governo do Estado do Ceará.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito