NOTÍCIAS

13-JUN-2022

Pereiro se destaca entre os municípios do Ceará no Previne Brasil

O Indicador mede o desempenho e a qualidade da Atenção Primária por todo o país

#Saúde POR ASCOM 13 DE JUNHO DE 2022

Uma prova que saúde é prioridade são os resultados alcançados no município. Pereiro aparece em 11° lugar entre as cidades do Ceará no ranking do Previne Brasil, atual modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde, com índice maior que 9, nos quatro primeiros meses do ano. Isso significa que alguns indicadores estão positivos no município, que envolvem o cuidado com gestantes, crianças, hipertensos e diabéticos.

O programa foi instituído em 2019. Esse novo modelo de financiamento altera formas de repasse das transferências para os municípios. Agora, a distribuição depende de quatro critérios: captação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e incentivo financeiro com base em critério populacional. A ideia é aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe de saúde. Em Pereiro, vem funcionando bem.

E mais:

Além disso, o Governo do Ceará criou um outro programa, semelhante ao Previne Brasil, que muda o repasse do ICMS: o "Cuidar Melhor". Outro destaque de Pereiro. Para obter boa avaliação, o município apresentou bom desempenho em alguns indicadores, como por exemplo: proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 20ª semana de gestação; proporção de gestantes com atendimento odontológico feito; cobertura vacinal de poliomielite inativada e de pentavalente; percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre.

Os indicadores são calculados com base nos dados registrados no Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica, sendo monitorados a cada quatro meses. O programa premia os 30 melhores municípios através de recursos do tesouro do Estado de cerca de 11 milhões de reais. São avaliados indicadores de esforço e de impacto, que têm relação com a redução da mortalidade infantil, da mortalidade por Acidente Vascular Cerebral e por Infarto Agudo do Miocárdio, e da Mortalidade por Acidentes de Trânsito envolvendo Motocicleta.

Pereiro conquistou a 18ª colocação dos 30 entre os 184 municípios cearenses e recebeu recursos da ordem de 370 mil reais, que serão investidos na Atenção Básica. "Dentro da nossa realidade isso serviu de incentivo às nossas equipes. Os critérios aplicados estão melhorando o atendimento feito a população em todos os campos da saúde. Quando se trabalha com metas, focando nos agravos mais impactantes na saúde das pessoas, a gente tem como reduzi-los e evitar hospitalizações", explica o secretário da saúde, Luiz Neto.

A ação amplia de 5% para 15% os recursos do ICMS para as cidades que atingirem bons indicadores. "Por traz destes resultados na Atenção Primária do Município, estão vários profissionais dedicados, a quem queremos agradecer o empenho e a dedicação com o nosso povo. Seguiremos adiante pra buscar sempre uma saúde de maior qualidade a nossa população", disse o Prefeito Neto Estevam.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#pereiro Há 34 dia(s)

Durante todo o mês de setembro acontece a campanha Setembro Amarelo.

Desenvolvida em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a campanha tem como objetivo abordar de forma transparente a prevenção do suicídio, que é uma questão de saúde pública.

#Saúde Há 34 dia(s)

Pereiro se destaca na Vacinação contra Poliomielite

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Luiz Neto, "é inquestionável os benefícios das vacinas no que diz respeito a prevenção e ao bloqueio de doenças".

#Agenda Há 34 dia(s)

Pereiro encerra os festejos dos 132 anos com mais de 20 mil pessoas no Pólo de Lazer

Ainda teve queima de fogos, quando todos juntos, festejaram a emancipação política de um município cheio de encantos e em pleno desenvolvimento.

#Agenda Há 40 dia(s)

Pereiro festeja 132 anos com muita festa, inaugurações e serviços pra população

A programação continua até o dia 30 de agosto com mais ações, eventos, festa e muito trabalho da equipe da Prefeitura Municipal de Pereiro.

#Saúde Há 48 dia(s)

Pereiro garante medicamentos gratuitos com recursos próprios

São 57 tipos de remédios necessários para o tratamento de vários problemas de saúde.

#AssistênciaSocial Há 64 dia(s)

Agosto é o mês Alusivo a Primeira Infância e Pereiro iniciou as ações voltadas a data

Gestantes participaram de uma palestra importante, ministrada pela psicóloga Anna Tharita Aires Falcão, com a temática: "A vida emocional do feto".

#MeioAmbiente Há 70 dia(s)

Pereiro alcança nota máxima do IQM 2022

Esse Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente mostra o comprometimento da gestão com as questões ambientais e traz mais recursos para o município

#Saúde Há 71 dia(s)

A Prefeitura moderniza os equipamentos do Laboratório Municipal de Análises Clínicas

O tempo de espera dos exames, que chegava a dois meses, hoje, após a solicitação, são feitos em até dois dias.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito