NOTÍCIAS

13-JUN-2022

Pereiro se destaca entre os municípios do Ceará no Previne Brasil

O Indicador mede o desempenho e a qualidade da Atenção Primária por todo o país

#Saúde POR ASCOM 13 DE JUNHO DE 2022

Uma prova que saúde é prioridade são os resultados alcançados no município. Pereiro aparece em 11° lugar entre as cidades do Ceará no ranking do Previne Brasil, atual modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde, com índice maior que 9, nos quatro primeiros meses do ano. Isso significa que alguns indicadores estão positivos no município, que envolvem o cuidado com gestantes, crianças, hipertensos e diabéticos.

O programa foi instituído em 2019. Esse novo modelo de financiamento altera formas de repasse das transferências para os municípios. Agora, a distribuição depende de quatro critérios: captação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e incentivo financeiro com base em critério populacional. A ideia é aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe de saúde. Em Pereiro, vem funcionando bem.

E mais:

Além disso, o Governo do Ceará criou um outro programa, semelhante ao Previne Brasil, que muda o repasse do ICMS: o "Cuidar Melhor". Outro destaque de Pereiro. Para obter boa avaliação, o município apresentou bom desempenho em alguns indicadores, como por exemplo: proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 20ª semana de gestação; proporção de gestantes com atendimento odontológico feito; cobertura vacinal de poliomielite inativada e de pentavalente; percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre.

Os indicadores são calculados com base nos dados registrados no Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica, sendo monitorados a cada quatro meses. O programa premia os 30 melhores municípios através de recursos do tesouro do Estado de cerca de 11 milhões de reais. São avaliados indicadores de esforço e de impacto, que têm relação com a redução da mortalidade infantil, da mortalidade por Acidente Vascular Cerebral e por Infarto Agudo do Miocárdio, e da Mortalidade por Acidentes de Trânsito envolvendo Motocicleta.

Pereiro conquistou a 18ª colocação dos 30 entre os 184 municípios cearenses e recebeu recursos da ordem de 370 mil reais, que serão investidos na Atenção Básica. "Dentro da nossa realidade isso serviu de incentivo às nossas equipes. Os critérios aplicados estão melhorando o atendimento feito a população em todos os campos da saúde. Quando se trabalha com metas, focando nos agravos mais impactantes na saúde das pessoas, a gente tem como reduzi-los e evitar hospitalizações", explica o secretário da saúde, Luiz Neto.

A ação amplia de 5% para 15% os recursos do ICMS para as cidades que atingirem bons indicadores. "Por traz destes resultados na Atenção Primária do Município, estão vários profissionais dedicados, a quem queremos agradecer o empenho e a dedicação com o nosso povo. Seguiremos adiante pra buscar sempre uma saúde de maior qualidade a nossa população", disse o Prefeito Neto Estevam.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#AssistênciaSocial Há 63 dia(s)

Atenção para data de receber o "Cartão Ceará Sem Fome"

Esperamos todos os beneficiários no dia 22 de fevereiro, quinta-feira, a partir das 8h da [...]

#Mobilidade Há 145 dia(s)

Audiência Pública

Plano de Mobilidade Urbana de Pereiro

#Administração Há 166 dia(s)

Mais uma pesquisa atesta Pereiro como eficiente em Índice de Gestão Pública

O Índice Firjan de Gestão Fiscal aponta o município entre os 20 com melhores resultados

#EDUCAÇÃO Há 167 dia(s)

Venha garantir vaga para nossas crianças e adolescentes em Pereiro

Matrículas referentes ao ano letivo 2024

#Obra Há 170 dia(s)

Obras em Pereiro contemplam todas as regiões

Essa imagem mostra a construção da Areninha do Distrito de Crioulas

#Administração Há 170 dia(s)

Pereiro aparece entre os 20 municípios exemplos de Gestão Pública na avaliação do IPECE

Isso significa que a atual administração municipal vem realizando ações importantes de planejamento, execução de serviços e compromisso com a transparência

#AssistênciaSocial Há 194 dia(s)

Pereiro festeja o dia das crianças com muita magia, brincadeiras e entregas de presentes e guloseimas

Mais de 1.500 meninos e meninas participaram deste grande dia

#transporte Há 202 dia(s)

Atenção, pereirenses.

Vamos participar da construção do Plano Diretor

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito