NOTÍCIAS

12-SET-2023

Mais um aniversário de Pereiro comemorado com uma semana de programação

Foram mais de 10 dias de inaugurações, brincadeiras e alegria

#Agenda POR ASCOM 12 DE SETEMBRO DE 2023

As comemorações dos 133 anos de emancipação política de Pereiro iniciaram no dia 18 de agosto. Na ocasião, o prefeito Neto Estevam falou sobre o momento de celebração e também mencionou os trabalhos realizados para o desenvolvimento do município. Nesse dia, a banda de música Maria do Socorro Rodrigues Calcari (Macorra) se apresentou pela primeira vez. Ainda teve a inauguração dos serviços de ampliação da Praça da Matriz 'Zé de Chagas' e, por fim, uma noite cultural com os artistas locais.

No dia seguinte, houve a inauguração do Ginásio Poliesportivo Carlos Alberto Pinheiro ao lado da Escola Francisca Nogueira de Sousa. Inclusive, a gestão também construiu um túnel que liga a escola ao ginásio como forma de facilitar o acesso dos alunos, evitando que eles precisem sair na rua para chegar ao equipamento de prática de esportes.

Na Educação motivo de alegria: Pereiro é nota 10. Ano passado, 62 alunos fecharam a prova do Spaece de todo o município, que inclui as escolas Antônio Pinheiro Maia, Cândido José Nogueira, Cleonice Freire de Queiroz, Francisca Nogueira de Sousa, Francisco dae Chagas de Aquino, José Nilson, Maria das Graças Nogueira e Pedro Gomes de Lima.

Segundo o secretário da Educação, Alcides Leite "o resultado é motivo de muito orgulho, além de mostrar a certeza de que o nosso ensino está no caminho certo, apesar dos desafios". Essas imagens mostram o momento da solenidade de premiação, que reuniu toda a comunidade escolar.

O Spaece avalia as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. As informações identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos.

As ações contemplaram várias áreas e regiões. Um evento intersetorial aconteceu no Distrito de Crioulas, envolvendo a assistência, a saúde e a educação. Houve uma palestra de um odontólogo sobre cuidados da saúde dos dentes para alunos. Além de ações do programa Criança Feliz e o atendimento do Cadastro Único.

Foi um dia de muita animação e também de importância. Afinal, o dia D da Primeira Infância chama atenção para a fase de desenvolvimento das crianças. Então, realizamos brincadeiras, contação de história, cinema, oficinas, além de momentos odontológicos, de nutrição e de serviços de saúde diversos.

Em um outro dia, foram selecionadas as nossas belezas infantis e juvenis de Pereiro. Os meninos e meninas mirins são alunos do Centro de Educação Infantil Pingo de Gente e os juvenis estudam na Escola Profissional Maria Célia Pinheiro Falcão. Abaixo os nomes dos representantes vencedores.

Mirim:

Miss: Ana Júlia Carvalho Bessa Barreto

Mister: Dênis Nicollas Carlos Holanda

Juvenil:

Miss: Mariana Moraes Santos

Mister: Carlos Henrique Correia de Lima

Nesse período de festas, a criançada conquistou uma obra importante. Fou inaugurado um espaço lindo e ideal para diversão com segurança e leveza. A brinquedopraça surge como lugar infantil, mas, na verdade, é útil para família inteira. Tem até área para a conscientização sobre a importância da nossa natureza. Afinal, cuidar do meio ambiente é plantar um futuro com mais qualidade de vida.

Na ocasião, contamos com uma visita especial: Caio Cavalcante, o secretário executivo da infância, família e combate à fome da SPS. Além do prefeito Neto Estevam; vereadores; secretários; a exemplo da secretária da Assistência Social, Regina Célia Aquino, que foi de fundamental importância para esse momento. "Estamos muito felizes em ver a alegria da criançada. Preparamos um dia bem especial, com apresentações musicais e ainda a participação da banda de música do município. Afinal, a gente tem um cuidado com a primeira infância e a população merece o melhor", disse a secretária.

A festa do município contou ainda com o projeto Café Literário - um caçuá de poesia sobe a serra nos versos e rimas do poeta Manoel Cavalcante. A iniciativa despertou o desejo pelo novo e a busca de conhecimento. Esse momento aconteceu na Escola Francisca Nogueira de Sousa e foi especial e super participativo. "O projeto é resultado do pensamento e habilidades de todo o coletivo de linguagens, onde há o envolvimento de múltiplas inteligências dos estudantes", disse o diretor Jobenemar Carvalho.

O Café deste ano homenageou o poeta Manoel Cavalcante. A comunidade escolar teve o prazer de conhecer um pouco mais sobre esse importante e gigante poeta potiguar, sua obra e sua vida.

As inaugurações aconteceram a todo instante no aniversário da cidade. Foi celebrada, por exemplo, a abertura da Quadra Esportiva Serrinha dos Marinheiros. A população ainda dançou muito ao som de Geneci Cantor e Super Irmãos do Forró. Outra grande inauguração foi de mais uma quadra coberta. Dessa vez, na localidade do sítio Trindade. Um equipamento esportivo que recebeu o nome de Francisco Freitas de Oliveira, o saudoso Tourinho, homem digno e que deixou na comunidade um legado de respeito e amizade. Na oportunidade, sua esposa, a ex professora Maria das Graças, esteve presente representando toda família, bem como seu irmão Raimundo Freitas.

No setor da saúde, realizamos o dia "D", com inauguração do novo Posto de Saúde Sede 1. Além disso, foi assinada uma Ordem de Serviço para construção da Nova Unidade Básica de Saúde do Sítio Baião. No mesmo dia, foi realizada a entrega simbólica de mais equipamentos das sete equipes de Saúde da Família e do Hospital Municipal.

Houve também a disponibilização de exames de mamografia - por meio do caminhão "Amigos do Peito", além de Ultrassonografias de Mama. Além de todos esses serviços, médicos especialistas ficaram a disposição da população. Quem foi ao local também recebeu orientação sobre cuidados com a Saúde Bucal. Na ocasião, vários testes foram oferecidos, a exemplo, de Glicemia, da Aferição de Pressão, da Avaliação Antropométrica e Nutricional e de Orientações de Prevenção Contra as Arboviroses.

Já no finalzinho da Semana do Município, o nosso Hino foi entoado com orgulho e muita alegria por centenas de pessoas da comunidade escolar. Isso aconteceu no dia do Desfile Cívico pelas ruas da cidade. Em seguida, houve o hasteamento das bandeiras, com as execuções dos hinos do Brasil, do Estado e de Pereiro. As autoridades falaram sobre esse dia de muita festa e conquistas. O prefeito Neto Estevam agradeceu a cada munícipe e disse que vai garantir que a cidade continue avançando em melhorias.

A festa dos 133 anos de Pereiro foi finalizada com "chave de ouro" com a grande festa dia 29. Além da queima de fogos na chegada da data especial, as atrações fizeram todo o público dançar e cantar: Mara Pavanelly, a banda Desejo de Menina e o cantor Júnior Vianna não deixaram ninguém parar. Foi uma comemoração linda. Sem dúvida, nós todos, pereirenses, temos muito o que festejar.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#AssistênciaSocial Há 66 dia(s)

Atenção para data de receber o "Cartão Ceará Sem Fome"

Esperamos todos os beneficiários no dia 22 de fevereiro, quinta-feira, a partir das 8h da [...]

#Mobilidade Há 148 dia(s)

Audiência Pública

Plano de Mobilidade Urbana de Pereiro

#Administração Há 169 dia(s)

Mais uma pesquisa atesta Pereiro como eficiente em Índice de Gestão Pública

O Índice Firjan de Gestão Fiscal aponta o município entre os 20 com melhores resultados

#EDUCAÇÃO Há 170 dia(s)

Venha garantir vaga para nossas crianças e adolescentes em Pereiro

Matrículas referentes ao ano letivo 2024

#Obra Há 173 dia(s)

Obras em Pereiro contemplam todas as regiões

Essa imagem mostra a construção da Areninha do Distrito de Crioulas

#Administração Há 173 dia(s)

Pereiro aparece entre os 20 municípios exemplos de Gestão Pública na avaliação do IPECE

Isso significa que a atual administração municipal vem realizando ações importantes de planejamento, execução de serviços e compromisso com a transparência

#AssistênciaSocial Há 197 dia(s)

Pereiro festeja o dia das crianças com muita magia, brincadeiras e entregas de presentes e guloseimas

Mais de 1.500 meninos e meninas participaram deste grande dia

#transporte Há 205 dia(s)

Atenção, pereirenses.

Vamos participar da construção do Plano Diretor

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito